Especial - My Mad Fat Diary

domingo, fevereiro 24, 2013

My Mad Fat Diary estreou esse ano e já chamou a atenção de muita gente. A colaboradora Rejane escreveu uma resenha sobre o pilot (primeiro episódio) e fala um pouco sobre somo a série deve seguir.
Leia abaixo também uma breve sinopse:







Situada na década de 1990, a história de My Mad Fat Diary acompanha a vida de Rae (Sharon Rooney), uma jovem obesa de 16 anos que vive em Lincolnshire com sua mãe excêntrica (Claire Rushbrook). Recém saída de um hospital psiquiátrico, ela se vê jogada em um mundo no qual não se sente à vontade.
Logo ela faz amizade com Chloe (Jodie Comer), uma jovem que não conhece o passado de Rae. Ela a apresenta para sua turma, que acolhe Rae à sua maneira. Sem perder o bom humor e sua crença no amor, Rae tem como principal objetivo perder a virgindade. Seu alvo é o jovem Archie (Dan Cohen).



Comecei a assistir a essa série por uma imposição cruel do meu meio de convivência. De repente várias amigas começaram a assistir e a comentar e sempre que isso acontece é chato ficar de fora e não assistir também, no Tumblr (minha segunda casa, praticamente) os blogs que eu sigo também começaram a reblogar gifs e fazer comentários positivos e até meus ídolos já estão aderindo, já era hora de experimentar e ver qual é a da série.

Confesso que não cheguei a ler outras resenhas e que ainda não sei muito sobre a história, sei de alguns detalhes futuros por causa desse contato com pessoas que já assistiram antes, mas não é nada que comprometa minhas surpresas com as resoluções, por isso meus comentários serão altamente pessoais. Escrever sobre a série para o blog me parece ideal, afinal, vou poder comentar os episódios um a um, a medida que eu for assistindo e sem a mínima ideia do que pode acontecer depois. (:

Eu gosto de escrever bastante e sinto que até por causa da quantidade pequena de episódios, não vou me limitar a escrever pouco. Até conhecer bem a série é melhor estar atenta aos detalhes, se for necessário diminuir os caracteres, o farei com certeza.


Como uma boa série inglesa, as temporadas são curtas. My Mad Fat Diary teve uma primeira temporada com 6 episódios e a previsão de início da segunda é apenas para o ano de 2014.
A série se passa no ano de 1996, em Lincolnshire, na Inglaterra e o episódio começa com a protagonista Rachel “Rae” Earl em um consultório com um terapeuta substituto, o Dr. Kester Khan, e ele quer conhecê-la e saber como foi sua semana, já que é a primeira vez que estão conversando, para isso ele também pergunta para ela as impressões que teve dele. Rae está travada por não conhecê-lo e não quer que ele tenha acesso ao seu diário, ela mente dizendo que não aconteceu nada de mais durante sua semana, mas o episódio se constrói basicamente sob as lembranças de Rae.

Descobre-se então, que ela acabou de sair de uma reclusão de 4 meses em uma clínica de recuperação e que apesar de querer reconstruir sua vida fora de lá, ela ainda tem receios por conta do que a espera fora da clínica. A primeira crise acontece logo após cruzar a porta de saída, quando Era fica atormentada com o mundo real e liga para Tix, sua melhor amiga na clínica e recebe o conselho de contar até 10 sempre que estiver passando por problemas, Tix vai sentir saudade, mas quer que Rae seja forte.

Em seu primeiro dia fora da clínica Rae precisa encarar a novidade de que sua mãe continua sendo uma das pessoas que ela menos gosta e que agora, ela tem um namorado tunisiano que não fala inglês muito bem e que tem problemas com a polícia. E ele ainda faz visitinhas ocasionais no meio da noite, impedindo que Rae durma. Rae reclama com a mãe sobre os gritos e barulhos e diz que “não tinha como ela não ser louca, já que sua mãe é a mais fodida de todas” e Rae se mostra arrependida de ter dito isso.

Ao chegar em sua casa e entrar em seu quarto, Rae recorda-se do que aconteceu naquele lugar, a razão pela qual ela passou os últimos quatro meses trancada e que só será revelada totalmente ao final do episódio.

Já mencionei que Rae tem problema com comida, certo? Não? Mas isso fica implícito, por causa do nome da série e por causa das várias vezes em que os doces e salgadinhos aparecem como seu ponto fraco. Porém, ela está sempre dizendo para si mesma que não vai mais beliscar nada. E o engraçado é que toda vez que algo perturbador acontece com ela, ela vê o armário de doces brilhar, como um chamariz. Logo após a briga com a mãe, o armário acende e ela conta até 10 e vê a vontade passar. Esse é só mais um daqueles detalhes, pode ser importante mais pra frente.

É no primeiro dia de liberdade também, que ela revê Chloe, uma antiga amiga que a convida para sair com sua turma: Izzy, Finn, Chop e Archie, por quem ela tem um interesse particular. Cheguei a mencionar que o principal objetivo de Rae ao sair da clínica era encontrar um garoto para “apagar o seu fogo?”, pois é, digamos que ela acredite que Archie é o ideal.  No bar com os seus novos amigos (ou seus potenciais amigos), ela opta por observar o grupo e parece estar se divertindo ao vê-los se divertindo. Rae se dá conta de que quer pertencer àquele grupo e que sim, existiam pessoas legais em Lincolnshire. Tudo que ela precisava fazer era ser normal.

No outro dia, Rae fica esperando uma ligação dos amigos... que não acontece, então, ela resolve ir para o bar sozinha e os encontra lá. Chloe fica surpresa ao vê-la, mas a convida para sentar à mesa, dando desculpas de que a reunião foi combinada de última hora. Rae precisa fazer algo para ser inclusa no grupo de vez e quando Finn pede para Archie escolher a próxima música na jukebox, se oferece para fazer isso. Sob julgamento de Finn, ela acaba acertando na escolha. É a primeira vez que Archie nota sua presença. Chloe então a convida para uma festa na piscina.

Ok. Uma menina insegura com o próprio corpo numa festa na piscina. Rae fica pirada, bebe pela primeira vez e fica de ressaca no outro dia, quando vai acompanhar Chloe à loja de roupas de banho. É nesse momento que acontece um dos momentos determinantes do episódio. Rae está experimentando seu biquíni e o alarme de incêndio da loja toca, obrigando todos a deixarem o prédio e Rae é exposta à rua usando apenas um biquíni e tendo que se proteger com um jacaré inflável. Bizarro. Ela então, se afunda nos doces e no outro dia, volta para a clínica. Ela não é bem recebida por Tix, que não acredita que ela tenha optado por voltar para aquela realidade, tendo um mundo de oportunidades pela frente. Aconselha Rae a começar a acreditar em si mesma, já que para Tix, Rae é um exemplo do que ela quer ser um dia.

No dia da festa da piscina, ela foge de casa pela janela para evitar de dar satisfações para a mãe e acaba caindo e se machucando. A mãe a ajuda com os curativos e é aí que elas tem uma conversa tocante, onde Rae pede desculpas pela cena criada no outro dia e por tudo que ela já havia dito antes para a mãe, a mãe leva a situação com bom humor. Já na festa, ela se encontra com Archie que também não está com vontade de entrar na piscina porque tem espinhas nas costas (?) Eles fazem então um trato de “se você for, eu vou” e Rae aceita, meio contrariada, mas totalmente na dele rs Rae se troca e ataca de DJ da festa, na beira da piscina. Chloe diz que ela ficar à borda está fazendo com que ela pareça sem graça e chata aos olhos dos outros e é o que basta para Rae decidir entrar na água. Porém, ela fica presa no escorregador.

A cena corta para a conversa de Rae com o terapeuta novamente. Ele continua querendo que ela se abra com ele, que conte a verdade e parece não acreditar na sinceridade dela. Então, ele resolve ser sincero também, contando para ela todos os seus problemas e como ele está se sentindo, o que deixa Rae muito surpresa. Aos poucos as ações do terapeuta e suas leituras a respeito da vida dela parecem fazer com que Rae se sinta mais a vontade.

O corte volta para a festa na piscina, quando por fim descobre-se a razão de todos os problemas de Rae. Ao estar parada no escorregador, todos conseguem reparar nas inúmeras marcas de cortes nas pernas da garota. Passada a surpresa, Rae pede para que Chop a ajude a chegar na água e ela aproveita a festa normalmente, se enturmando e fazendo um último comentário em voice-over de as marcas que ficaram são uma forma dela lembrar que sobreviveu.

O episódio termina com Chloe encontrando a “pulseira da amizade” dada por Tix à Rae. E Rae não parece ter gostado disso ou do que Chloe pode fazer com isso. Enfim, fiquei animadíssima pro próximo episódio! (:

Confira a promo de My Mad Fat Diary:


You Might Also Like

2 comentários

  1. Que resenha gigantesca!! =D
    Então, também sou apaixonada por series, e muitas das que vi, foi pq alguém falou que era boa, então fui lá e assisti... A maioria é assim..
    Mas achei interessante essa série...Vou começar a ver..

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro séries. Já vi o poster no site que faço download, mas não baixei.
    Vou colocar essa na lista de futuras séries.

    Beijos,

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...