Resenha - Quem é você, Alasca?

segunda-feira, março 25, 2013


Título Original: Looking For Alaska
Autor: John Green
Número de páginas: 229
Lançado no Brasil pela editora WMF Martins Fontes



Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.

Enrolei para escrever a resenha sobre "Quem é Você, Alasca?" por diversos motivos. Primeiramente porque me apaixonei pela escrita de John Green e quis deixar a poeira baixar um pouco antes de expressar a minha opinião sobre o livro, para ser o mais justa possível. Eis que já li diversos livros depois e o meu amor pela história e pelo autor não diminuiu nem um pouco, então resolvi que é melhor falar de uma vez: por que tão intenso, John Green?

Miles é um garoto normal, com uma vida normal, que está enjoado de toda essa normalidade e resolve que precisa achar um sentido para a sua vida - sair em busca do seu Grande Talvez. Muda-se então para o colégio interno onde seu pai havia estudado, o Culver Creek, no Alabama. Pela primeira vez em sua vida, consegue fazer amigos de verdade. Pela primeira vez, consegue sentir-se incluso. E pela primeira vez, tem seu mundo virado de pernas para o ar por uma garota.

O Gordo - apelido que Miles ganha de seus novos amigos Coronel, Alasca e Takumi - é viciado em últimas palavras e tem guardado na memória tudo o que grandes personalidades disseram antes de seu "suspiro final". Antes de entrar para o novo colégio era um menino tímido, sem amigos e vivia em seu próprio mundo particular. Conforme vai se acostumando com o novo cenário a sua volta e as novas pessoas inclusas em sua vida, o garoto muda, tornando-se extrovertido e perdendo seus medos, mas sem perder sua personalidade.

Alasca Young - a garota que faz Gordo trocar os pés pelas mãos - é totalmente seu oposto. Destemida, extrovertida, divertida, questionadora, maluca e diferente: ela não se parece com ninguém que ele houvesse conhecido antes. Apaixonada por livros, deseja encontrar uma saída do labirinto (alusão as últimas palavras de Simón Bolívar, encontradas no livro "O General no Seu Labirinto", de Gabriel García Márquez). Se há uma palavra para descrever Alasca, essa palavra é intensa. Ela realmente vive, ela realmente sente. Nas palavras de Miles:

"Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."

Coronel é o garoto com pose de machão que divide o dormitório com Gordo, o que faz com que os dois tornem-se melhores amigos. Ele preza, acima de tudo, a lealdade entre amigos, e é o rei dos "trotes" e "pegadinhas" do colégio. Sincero, desbocado, um pouco maluco e um líder nato. Ele é exatamente o tipo de pessoa que Miles precisava como amigo para alcançar as mudanças que gostaria de ter em sua vida, e isso facilita muito a aproximação dos dois, formando uma dupla inseparável.

Outros personagens importantes aparecem no decorrer do livro e fazem única a experiência de Miles na Culver Creek. Entre eles estão alguns outros amigos, alguns "inimigos" e professores, e cada um contribui de uma maneira especial na história. 

Por ser um livro que tem como cenário o ambiente escolar e trata da história de adolescentes que ainda são de certa forma imaturos, tudo te faz pensar que a leitura será boba e que não vai lhe acrescentar nada. Mas é aí que a magia de John Green acontece. Por estarem desvendando a vida, por terem tantos questionamentos e por estarem no auge das descobertas - deles mesmos e do mundo -, os personagens apresentam pontos de vista incríveis, que te fazem refletir muito mais do que você poderia ter imaginado. Sem falar nas aulas de religião a quais os jovens assistem (onde estudam o islamismo, o cristianismo e o budismo, sendo ministradas por um professor que de tão velho, já não consegue nem respirar direito), que fazem com que Miles e você, leitor, desenvolva toda uma nova filosofia. Se não isso, pelo menos te faz pensar e questionar a vida e suas inúmeras questões.

"Quem é você, Alasca?" é, sim, de certa forma, um livro sério. Te faz rever conceitos e vivenciar situações da vida de uma maneira diferente. Mas não se pode descartar o humor típico de John Green, que faz com que livro também seja leve e muito engraçado. Você com certeza irá se divertir com as encrencas nas quais os adolescentes se metem e dar muitas risadas com os trocadilhos e besteiras ditos por Coronel e Miles. Por estar dividido entre o antes e o depois, junto da contagem dos dias, você simplesmente não consegue parar de ler, aflito para saber qual será o evento que dividirá a história.

Já tinha ouvido falar muito bem desse livro antes de lê-lo, o que me fez desejá-lo loucamente, e acabei ganhando como um dos meus presentes de aniversário do ano passado. Posso dizer que foi uma das leituras que mais me fizeram refletir, apesar de parecer superficial. Recomendo e arrisco dizer que esse é daqueles livros que você precisa ler em momentos diferentes da sua vida, diversas vezes, pois com certeza encontrará significados e aprendizados diferentes, além de respostas para suas próprias perguntas.


You Might Also Like

2 comentários

  1. Aaaah, eu sou tão curiosa para ler esse livro :3 Quero muito ler algo do Green, e quero começar com esse por ser o primeiro lançado por aqui. Estou precisando de algo que me faça refletir :D
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se
    expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso...
    se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas
    religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias
    cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus
    jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa
    do livro é linda ela traz o universo como tema.

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...