Glee - Girls (and Boys) on Film

domingo, março 10, 2013


A Coluna da Rê acontece semanalmente, trazendo resenhas e críticas sobre as séries que assiste, principalmente Glee.
A coluna dessa semana traz os comentários sobre o episódio 15 da quarta temporada de Glee. Importante: contém spoilers.



Resenha: Glee 4x15 – Girls (and Boys) on Film.

Iniciando hoje os trabalhos pra contar pra todo mundo o desenrolar dos últimos sete episódios da série (: A começar por esse que prestou homenagem a números musicais em filmes, como eu já havia antecipado no Especial da Temporada.


A ideia de realizar esse tributo parte de um sonho de Mr. Schue. Ainda afetado pelo abandono no altar, ele se vê recriando a cena de You’re All The World To Me (do filme Royal Wedding) ao lado de Emma. Não é a primeira vez que é mencionado que o professor adora filmes antigos e que isso impacta diretamente em seu humor, vide The Substitute (2x07). Então, no outro dia ele propõe uma tarefa envolvendo números musicais em filmes ao Glee Club, ele justifica dizendo que alguns problemas do dia a dia podem ser amenizados ao se assistir a um filme preferido. Se dá início à competição anual de mash-ups do New Direction, meninos contra meninas performando músicas de seus filmes preferidos a caráter.
Dadas as coordenadas, aparece a primeira cena de Will com Finn, onde eles falam de Emma. Finn aconselha Will a procurar saber onde ela está e lutar por ela, uma vez que desde o casamento ninguém sabe de seu paradeiro. No entanto, Will segue a premissa de que quando Emma estiver pronta pra retomar as coisas, ela vai retomar e só então, ele vai fazer alguma coisa para salvar o relacionamento deles. Então, Finn decide que é preciso que ele faça alguma coisa para ajudar. Ele conversa com Sue, que foi a última pessoa em contato com Emma no dia do casamento, mas ela não sabe dizer onde Emma está. Então, ao conversar com Artie, eles chegam à conclusão de que a melhor forma de descobrir sobre Emma é perguntando aos pais dela onde ela está. Artie e Finn estão vestem perucas ruivas e criam o Clube dos Gingers, para convencer os pais de Emma de que precisam de um contato da moça, porque o clube está sem um líder e eles precisam de Emma para que os ruivos retomem suas vidas em paz na escola. É assim que se descobre que Emma está passando uma temporada com a irmã.
Mudando de cenário e temática, encontramos um New Direction que decide aproveitar o momento de performances de filmes, para realizar um número juntos e dar o pontapé inicial para a competição entre equipes. Depois de uma pequena discussão de gêneros, onde as opiniões pareciam não se encontrar, Blaine propõe que a performance escolhida seja de Shout (do filme Animal House) e meninos e meninas saem dançando e performando por toda a escola: corredores, salas de aula, biblioteca e refeitório. Shout foi a performance de número 500 da história de Glee e foi muito comemorada por todo o cast e crew. Confira:


Chegamos então ao núcleo Nova York. Santana, Rachel, Kurt e Adam estão presos no apartamento por conta da neve. Santana está entediada e começa a mostrar que vai provocar Rachel e Kurt o máximo que puder durante sua estadia. O primeiro a sofrer nas mãos dela é Kurt. Santana pergunta o status de relacionamento de Kurt e Adam, falando “discretamente” sobre o envolvimento de Kurt com Blaine durante o casamento. Kurt fica sem graça. Rachel então a interrompe e nervosa pede para que ela respeite o “santuário Hummelberry”, afinal, eles a acolheram com muita boa vontade. Inicia-se então o assunto: “Já que estamos presos, vamos assistir a um filme? Quais opções você separou Santana?” Por coincidência (não mesmo) Santana separou apenas filmes que envolviam gravidez e filhos, o que deixa Rachel perturbada. 

Todos então, aceitam a opção de Kurt: Moulin Rouge. É aí que começa a cena de Come What May (do filme Moulin Rouge). E eu vou avisar desde agora, que eu, Rejane, sou uma gleek que respeita todos os casais e todos os personagens. Sou uma dessas fãs chatas que quase não vêem defeito e gostam de tudo. Mas de tudo o que eu mais gosto em Glee, o que eu mais gosto é Kurt & Blaine. Estou avisando só pra previní-los! (:
No começo da cena vemos Blaine no topo de um prédio, devidamente enfeitado como no próprio filme e à medida que ele canta, Kurt se aproxima para acompanhá-lo no dueto, então eles dançam juntos, se afastam, ficam se encarando, confessando amor um pro outro até que no fim, se abraçam. A cena corta então para a sala do apartamento em NYC, onde todos estão assistindo ao filme, ouvimos Come What May ao fundo e Kurt está chorando. Ou seja, a cena não passou da imaginação de Kurt. Adam percebe o choro e pergunta a razão, Kurt dá uma desculpa esfarrapada e Santana, mais uma vez, vem com as palavras na ponta da língua “Achei que você estivesse chorando porque sempre sonhou em cantar essa música com o Blaine no casamento de vocês e você já havia me dito uma vez que cantar essa música com alguém era algo mais íntimo do que sexo”. Isso cria um climão na sala, que a própria Santana ameniza, mudando de assunto (isso não quer dizer que o assunto será menos pesado). Ela conta que após não ter uma boa primeira impressão de Brody, namorado de Rachel, ela revirou o apartamento buscando provas contra ele e acabou encontrando 1200 dólares em dinheiro e um pager. Santana, sob reprovação de todos, chega a própria conclusão de que Brody é traficante.
Rachel acha toda a situação um absurdo, tal como Kurt e Adam, mas Santana continua insistindo na sua teoria. Rachel então, liga para Brody para saber onde ele está e ele diz, parecendo um pouco nervoso, que está na casa de um amigo e que assim que pudesse voltaria para o apartamento. A conversa entre os dois foi tão tensa, que Kurt começa a desconfiar de que Santana pode estar certa e apesar de optar pelo silêncio, Rachel também está atormentada com a possibilidade.

Voltando para Ohio, vemos que os meninos do New Directions optaram por realizar um mash-up em homenagem a Tom Cruise, reunindo as músicas Old Time Rock (do filme Risky Bussiness) e Danger Zone (do filme Top Gun). Isso quer dizer que enquanto Artie, Joe e Blaine usavam capacetes, macacões e óculos escuros; Sam, Jake e Ryder vestiam apenas camisa social branca, meias e cuecas. Alternando as participações, resultou-se num número divertido e apreciável rs. 
Antes das meninas fazerem sua performance acompanhamos uma conversa de Marley e Kitty, onde Kitty confessa que fez a vida de Marley um inferno durante os últimos meses, mas que ela estava disposta a parar já que agora as duas são praticamente cunhadas e podem sair juntas e ser amigas (Kitty estar namorando com o Puck ainda é muito estranho pra mim, mas ok). Marley então confessa para a “nova amiga” que Ryder a beijou e Kitty a aconselha a colecionar os garotos, porque apenas alguns são diamantes, enquanto outros são pedras. Começa então, o mashup apropriado de Diamonds Are a Girl’s Best Friend (do filme Moulin Rouge) e Material Girl (do filme Material Girls), glamuroso e bem executado pelas meninas, arrancando aplausos e suspiros dos meninos.

Passada a fúria da neve em Nova York, Kurt voltou a Nyada e está praticando seus movimentos quando Adam o interrompe para fazer alguns questionamentos. A primeira pergunta “Você e Blaine costumavam cantar aquela música juntos?” recebe a resposta “sim, mas parece que foi há anos atrás” e a segunda “Você ainda o ama?” não recebe resposta, apenas um “Tudo que eu mais quero é superá-lo” e Adam parece estar disposto a ajudar nisso, porque propõe uma ida ao cinema pra descobrir um filme épico para ser trilha sonora do relacionamento deles. As coisas estão ficando mais sérias, mesmo que Kurt ainda pareça um pouco receoso na cena.
E quanto ao Adam, boa sorte procurando um filme representativo ao nível de Moulin Rouge, The Notebook ou When Harry Met Sally hehe. Não me entendam mal, eu gosto mesmo do Adam, bem mais do que eu deveria, inclusive, e espero que ele faça o Kurt feliz enquanto estiverem juntos! Só que como Klainer que eu sou (e já contei pra vocês antes) eu tendo a acreditar que o meu casal é o endgame da história e Glee, Ryan Murphy e afins me fazem confiar plenamente nisso. “Venha o que vier, eu vou te amar até o último dia da minha vida” please.
Ainda em Nova York, Santana parece estar mais feliz agora que finalmente pode se locomover na nova cidade e conhecer pessoas e se sentir pertencente ao lugar. Chegando no apartamento ela encontra Rachel, sozinha, e resolve finalmente contar o que a está perturbando há algum tempo. Durante a revirada, ela encontrou o teste de gravidez de Rachel e pede para que a amiga converse com ela sobre isso. Rachel então diz que ela não tinha direito de fazer isso e desaba. Santana a abraça e diz que tudo vai ficar bem. A cena é muito sincera e bonita, ainda mais depois de todo o histórico entre as personagens.

Voltando para a resolução do caso Emma, Finn descobriu o paradeiro dela, lembram? E ele foi contar pro Will, que finalmente se deu conta de que a reconciliação tinha que partir dele. Como fazer isso? Serenata. Will escolheu recriar a cena de In Your Eyes (do filme Say Anything) com a ajuda do New Directions e o impulso da marcante cena onde o mocinho faz a serenata e levanta o som! Eu tive surtinhos de amor e alegria nessa cena, porque foi realmente lindo. Will e Emma puderam enfim conversar e ela confessou que fugiu da Igreja por estar se sentindo muito pressionada e sem reconhecê-lo direito, achando que era uma pessoa diferente e que não pensou nas conseqüências dos seus atos, apenas fugiu. Will então propõe que eles comecem do zero e a convida para ir ao cinema. Ela aceita e finalmente parece estar tudo bem entre os dois.

Ainda no clima de recriar cenas de filme, Jake demonstra que aprendeu a ser romântico com Ryder e conta sobre a participação do amigo em seus presentes de dia dos namorados. E por sua conta, organiza uma sessão argila com Marley, para dedicar à ela a música Unchained Melody, trilha sonora de seu romance preferido, Closer. À medida que ele canta e Marley está totalmente envolvida, ela começa a se imaginar na mesma situação com Ryder, o que a deixa completamente confusa e sem saber como agir. Assim que a música acaba e Jake prepara-se pra beijá-la ela o interrompe e diz que escondeu dele o fato de que sempre soube que Ryder o ajudava nos presentes e que ela não se importava porque isso significava que ele estava tentando e que Ryder a havia beijado e ela tinha deixado. Jake então vai embora, chateado. Marley chora. 

Chegou a hora de todos descobrirem quem venceu a competição. E no auge do bom humor, Will dá a vitória aos dois grupos, provocando a ira de todos que queriam que a competição tivesse um ganhador. As reações de todos são muito engraçadas nessa cena! Vão de perguntar por que ele sempre faz isso a quebrar cadeiras rs.
Então, Will agradece Finn por correr atrás e ajudá-lo a recuperar Emma e ouvimos a grande revelação de que Finn a havia beijado alguns dias antes do casamento. Finn pede para que Will aja como quiser com ele, incluindo violência, mas Will apenas olha pra ele e sai andando decepcionado. O que deixa Finn arrasado.
Na música final, Footloose (do filme Footloose) além da interação do grupo como sempre impecável e empolgável, podemos sentir que Jake e Ryder vão se estranhar bastante daqui pra frente.
Ps: Artie revelou que está produzindo um filme. Será que o filme vai retomar em episódios futuros? Será que o Glee clube vai participar? Estão todos se oferecendo para os papéis principais! Torço por Blaine e Tina, porque desde o 4x11 eu to implorando por um duetinho dos dois.

No próximo episódio...

Nesse clima de rivalidades, Glee traz um episódio onde as bandas e artistas utilizados tem entre si uma rixa, tal como os personagens que as interpretam. Confira a promo:


Rachel x Brody, Jake x Ryder, Finn x Will, Unique x Ryder, Blaine x Sue. Quem vence? 
Feud vai ao ar na próxima quinta feira, dia 15, e as músicas estão disponíveis a partir de domingo, dia 10. Ou seja, hoje! SOCORRO!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Estou recém começando a assistir Glee :) Estou adorando! As versões da série são muitas vezes melhores do que as originais. Confesso que não li o post para não pegar spoiler do que está por vir, mas estou curiosa para chegar onde você está.
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...