Resenha - A Última Música

quinta-feira, abril 18, 2013

Título Original: The Last Song
Autor: Nicholas Sparks
Número de páginas: 400
Lançado no Brasil pela editora Novo Conceito


Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração. 

Resenha por Ni Merlin.

Chorei de soluçar. Parei de ler porque não enxergava de tantas lágrimas nos olhos. Parei porque doía no coração. E voltei a ler no instante que consegui respirar e secar os olhos. Meu marido me perguntou se era triste, por que estava lendo? Só consegui responder: “Porque é FANTÁSTICO”.

O livro conta a história de Ronnie (apelido de Verônica), uma adolescente de 17 anos que é obrigada pela mãe a passar as férias de verão na casa no pai, que vive numa praia no litoral da Carolina do Norte. Ronnie não fala com o pai há três anos. Odeia tudo o que diz respeito ao que faziam juntos, rejeita inclusive o piano, onde compunha e tocava músicas com o pai que era seu professor.

Ela chega com o irmão Jonah de 10 anos na casa do pai e logo mostra que está odiando cada segundo por estar naquele lugar. Jonah, ao contrário da irmã, mostra-se receptivo com o pai e quer aproveitar cada segundo com ele.

Ronnie sai pra passear pela praia e é claro que acaba topando com o cara mais popular da cidade durante um jogo: Will. Jogador de vôlei, corpo bronzeado e perfeito, sorriso lindo, mecânico e voluntário do Aquário, Will é o cara cobiçado por todas as mulheres. Ronnie o odeia só por isso.

Ao tentar salvar um ninho de tartarugas, Ronnie liga para o Aquário da cidade e adivinha quem vem ajudá-la? Will. Em meio a pequenas discussões, nasce um amor delicioso entre os dois. Amor posto à prova diversas vezes. Amor que renasce pela família, pela música e por Will. Amor que depois de reconstruído com o pai, vai fugindo por entre os dedos de Ronnie como areia. Ronnie descobre que o pai tem uma doença em estágio terminal.

Como aceitar perder o amor? Amor morre com a separação? Morre com uma doença? O que fazer pro amor não ir embora e ser eterno? Uma música.

Pronto, estou chorando de novo só por escrever sobre o livro. Se você vai chorar também? Não sei. Mas garanto que o autor consegue tocar muito fundo na nossa alma. Faz a gente pensar que o orgulho não vale a pena. E vale a pena ler, vibrar e se surpreender com os erros humanos - que qualquer pessoa pode cometer.

Fantástico. Romântico. Demais.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Eu AMO esse livro! É um favorito :)
    Acho o Nicholas Sparks genial. Ele consegue fazer algo clichê e perfeito ao mesmo tempo!
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oieee..passando conhecer teu blog... eu vi o filme e não li o livro..acho que perdi muito pois os filmes sempre pecam em suas adaptações...mas como já vi o filme e não curto me decepcionar (ao me deparar na má adaptação) não vou ler...rs
    Convido pra conhecer meu blog onde escrevo sobre relacionamentos, respondo emails e falo sobre o mundo feminino
    http://pactodacinderella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah, li esse livro há um tempo, e ele é realmente fantástico. Parabéns pela resenha!
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...