Resenha - Para Sempre

segunda-feira, junho 25, 2012

Título Original: The Vow
Autores: Kim e Krickitt Carpenter
Número de páginas: 144
Lançado no Brasil pela editora Novo Conceito


A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.
Para Sempre é uma história verdadeira sobre a reconstrução de um casamento depois de um evento traumático que poderia ter feito a maioria das outras pessoas desistir, mas que para eles foi a chance de um novo começo.
Ler um livro que foi escrito a partir de uma história real é sempre um desafio. Geralmente, quem gosta de ler também gosta de criar suas próprias imagens por tudo aquilo que a leitura lhe proporciona. Mas quando o que é contado aconteceu de fato, o cenário é um pouco diferente. Pelo menos para mim.

Encarar a história de Kim e Krickitt Carpenter como não ficção foi um pouco mais difícil do que eu imaginava. Preciso confessar que, antes de me interessar por comprar o livro, assisti ao filme. Duas vezes, por sinal. Na primeira, ele nem havia sido lançado no Brasil ainda, e acompanhei a história por imagens de má qualidade disponíveis na internet, tamanha era minha expectativa pelo filme. Já a segunda vez teve direito a poltrona confortável de cinema e muitas lágrimas, logo na estréia do longa-metragem. O filme, em si, é apenas inspirado na história do livro e possui diferenças enormes em sua adaptação. Mas o assunto aqui é o livro.

Para Sempre, é, basicamente, a narrativa de Kim sobre a sua vida e a de sua esposa, Krickitt. Conheceram-se de uma maneira nada convencional e viveram um romance diferente do comum. Namoraram, casaram e, após alguns meses juntos, sofreram o acidente que mudou drasticamente suas vidas. As memórias que Krickitt guardava de seu marido foram apagadas devido a uma lesão cerebral grave, e a partir deste episódio ambos tiveram que reaprender a conviver juntos como um casal.

As dificuldades enfrentadas por pelos dois pareciam não ter fim, uma vez que foram obrigados a encarar situações completamente inesperadas. Tratamentos médicos caros, contas que se acumulavam, a dificuldade de Kim em conciliar o trabalho com a nova rotina de cuidar da esposa, que exigia viagens e uma determinação gigantesca, todo o novo aprendizado de Krickitt, onde não somente ela, mas todos seus parentes, amigos e principalmente Kim precisavam aprender a lidar com a nova pessoa que ela era.

Quando você para e pensa na história contada com tantos detalhes no livro, é difícil imaginar que alguém realmente tenha passado pela situação descrita por Kim. Colocar seres humanos reais dentro de todo o conceito que a história mostra é, no mínimo, chocante. Afinal, o que você faria se não se lembrasse mais de alguém que deveria representar o que você escolheu para o resto da sua vida? Ter que reaprender não somente quem é, mas como ser?

Toda a força demonstrada por Kim e Krickitt durante todo o livro é impressionante. Mantendo-se fiéis ao juramento de estarem um ao lado do outro em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, eles mostram que a vida é mesmo imprevisível e que você deve saber encará-la de frente, acreditando em seus princípios e, principalmente, acreditando em sua fé.

A história do casal tornou-se famosa no mundo inteiro, rendendo diversas entrevistas para jornais, revistas e programas de televisão, e apesar de ter acontecido há quase duas décadas atrás, ainda é contada e torna-se ainda maior nos dias de hoje, graças ao filme estrelado por Rachel McAdams e Channing Tatum, que também rendeu maior popularidade ao livro.

Apesar de conter uma narrativa um pouco cansativa e de poucos diálogos, Para Sempre faz valer a leitura por sua mensagem altamente positiva e encantadora, fazendo com que seus leitores enxerguem a vida de outra maneira; além daqueles mais românticos que, assim como eu, confirmam que o amor verdadeiro sobrevive a tudo.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Olá

    passando para dizer que adorei o seu Blog!
    Amo livros e filmes e é sempre bom encontrarmos uma boa referência antes de comprá-los.

    Parabéns!


    Te espero no meu Blog: http://leituraeoutrostantos.blogspot.com


    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, me fez ficar ainda com mais vontade de ler o livro! Já está em minha lista de desejados :D

    Segui seu blog =D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, seu blog é lindo *-*
    Vi o filme, mas ainda não li o livro. O filme é muito bom e o livro parece ser ainda melhor, quero e preciso lê-lo logo *o*

    Beijão
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...